Como faz pra se conhecer?

Foto por Startup Stock Photos em Pexels.com

Ler 3 livros que falem sobre autoconhecimento por mês, ver uma quantidade interminável de vídeos sobre o assunto, meditar 40 minutos todos os dias, ficar no Instagram vendo 400 posts carrosseis sobre autoconhecimento, astrologia e arquétipos…

Isso tudo ai em cima faz com que muita gente se diga vivendo o processo de autoconhecimento. Mas eu vou te contar uma coisa:

Tudo isso são ferramentas para você estudar SOBRE o tema “autoconhecimento”, mas nem de longe isso é suficiente pra que você SE conheça.

O processo de autoconhecimento vai muito além do que te dizem pra fazer, dos livros que você lê ou dos 180 vídeos que você assistiu, salvou e nunca praticou.

O primeiro passo pra você NÃO se conhecer, é a ideia de que já se conhece o suficiente. A negação de algo é a forma mais eficiente de não conseguir desenvolver esse algo.

Foto por Min An em Pexels.com

Não importa o quanto você conheça o seu mapa astral, siga uma rotina regradíssima inspirada naquele cara motivacional e nem no quanto você se alimenta de “conteúdos de valor” sobre o tema. O autoconhecimento é um processo interminável e se alguém afirmar que já superou essa fase, está mentindo!

A cada furo que você tampa com o autoconhecimento, outros tantos se abrem! E saber disso te ajuda a LIDAR com isso!

E aí vem o primeiro passo pra você começar a SE conhecer: pare de aprender sobre o processo de autoconhecimento dos outros.

Pode parecer contraditório eu dizer isso aqui enquanto faço conteúdos de autoconhecimento, né? Mas não é! Cada vez que você gasta tempo e energia acompanhando o processo do outro, você também deixa de se dedicar ao SEU processo.

E eu te digo isso por experiência própria. Passei anos buscando no processo dos outros o caminho pro meu processo de autoconhecimento. Ficava comparando histórias, espelhando técnicas, seguindo receitas.. até o dia em que eu decidi que se o papo era AUTOconhecimento, eu só sairia do lugar quando decidisse enfrentar os MEUS processos, os MEUS traumas e ouvir a MINHA intuição.

E assim o fiz e faço dia após dia, porque eu – diferente de muito guru por aí – acredito que esse processo só se dá por satisfeito quando essa vida acaba! 🙂

Outro aspecto essencial nesse processo é a prática! É o que você faz depois que descobre os seus traumas, as suas crenças, as suas habilidades…

É muito comum que as pessoas mergulhem no processo de autoconhecimento, descubram um monte de traumas, travas e crenças e, simplesmente, não saibam o que fazer com essas informações. A situação é muito semelhante à hipótese em que você vai ao médico, faz os exames, descobre a doença e ele te manda pra casa sem te dizer como tratar… você fica como? Em parafuso, confusa, sem saber pra onde ir.

Foto por Jeff Stapleton em Pexels.com

E aí, no caso do Autoconhecimento, o que te faz sair dessa paralisia insana é o autodesenvolvimento… e é disso que falamos aqui no Tranquilize!

Autodesenvolvimento é basicamente colocar em prática tudo que você aprende estudando sobre autoconhecimento. É aprender a lidar de verdade (e de forma autônoma) com suas sombras, ao invés de apenas conhecê-las, aceitá-las e padecer com elas que seguem te assombrando, mas agora conscientemente!

Autoconhecimento é teoria. Autodesenvolvimento é prática!

Nos próximos posts vamos trazer algumas técnicas pra te ajudar a colocar o tal do Autoconhecimento em prática. Mas enquanto esses posts não vêm, conta pra gente como você tem praticado o Autoconhecimento por aí! 🙂

Publicado por:Tranquilize

4 comentários sobre “AUTOCONHECIMENTO – Por onde começar?

  1. Eu simplesmente amo como vocês falam de autonomia com simplicidade. Porque é fato real isso de a gente ficar aprendendo eternamente e não colocando em prática; sou prova viva disso. Encarar os medos e seguir em frente é meu maior desafio atualmente mas sigo aprendendo, levando tapas na cara mas confiante no processo. Lindo texto, tocou aqui.

    1. Muito feliz que tenha feito sentido pra você! É exatamente assim… 90% das pessoas que nos procuram e que se dizem no “processo de autoconhecimento” não fazem ideia do que fazer em seguida! Se você sentir, compartilha esse post com seus amigos, as pessoas que você ama! Pode fazer sentido pra eles tbm! ♡

Deixe uma resposta